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Se uma imagem vale mais que mil palavras, uma ideia de email vale mais que mil reais. Ao final deste guia, sua criatividade estará fluindo como o Rio Amazonas em direção ao Atlântico.
Então, então pegue papel e caneta e comece a tomar nota. Alongue seus dedos e prepare-se para a ação. Aqui estão cinco maneiras de criar mais de 1000 ideias de email lucrativas (e que também funcionam para qualquer outro meio de comunicação).
1) O Bom e Velho Método Confiável
Vamos começar com uma maneira garantida de criar conteúdo valioso: educação.
Fale sobre seus produtos, sua marca. Coisas que o seu mercado valoriza.
Você usa um tecido especial nas suas roupas?
Seus ingredientes são de uma origem específica?
Os designers ou engenheiros do seu produto escolheram a característica X ao invés de Y por algum motivo?
Você envia seus produtos de uma maneira diferente?
Seus produtos têm um cheiro diferente? Por quê?
Existe uma tendência no seu mercado que seus clientes deveriam conhecer?
Seus clientes devem usar seu produto de uma maneira especial?
O que o ingrediente Z faz?
Essas são perguntas que podem gerar uma quantidade significativa de conteúdo.
O Framework "0 a Vendido"
Aqui está uma maneira engenhosa de gerar ainda mais ideias: Desenhe uma linha. Um "0" à esquerda e escreva "vendido" à direita. Tudo o que está entre esses dois pontos é conteúdo que seu cliente precisa para tomar uma decisão de compra.
Prompt do Chat GPT
Sugiro que você crie suas próprias ideias antes de usar o Chat GPT, mas isso ajudará a dar o pontapé inicial.
Prompt:
Eu vendo [produto]. Quais são algumas ideias de conteúdo de email que ajudarão potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra?
Exemplo:
Eu vendo cobertores. Quais são algumas ideias de conteúdo de email que ajudarão potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra?
2) Invada a Mente dos Seus Clientes Com Isso
Histórias vendem.
Somos biologicamente programados para prestar atenção a histórias — por piores que possam ser.
Meu pai pensava nisso quando eu tinha 3 anos. Ele costumava inventar histórias de ninar para mim e minha irmã, e sempre as terminava com esta frase, que eu não entendia na época, mas entendo agora:
“Lucas, escute com atenção, você usará isso como exemplo em algum conteúdo de email marketing que publicará daqui a 20 anos…”
Veja como isso chamou sua atenção?
Agora, como aplicar isso ao seu negócio:
Use o mesmo framework "0 a Vendido" e preencha com histórias sobre:
A concepção dos seus produtos
Todas as provações e tribulações envolvidas
Seus primeiros meses no mercado
Sua participação no Shark Tank (?)
E muito mais…
Prompt do Chat GPT
Novamente, sugiro que você crie suas próprias histórias (que ninguém pode copiar) antes de usar o Chat GPT, mas isso ajudará a dar o pontapé inicial.
Prompt:
Eu vendo [produto]. Quais são algumas ideias de histórias que ajudarão potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra?
Exemplo:
Eu vendo cobertores. Quais são algumas ideias de histórias que ajudarão potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra?
3) Você Nunca Vai Errar Com Isso
Se você estiver com dificuldades para ativar sua criatividade, esta é para você: aproveite suas avaliações e depoimentos.
Você pode criar emails focados em uma única avaliação, ou reunir várias para criar um email de prova social, mostrando o quanto as pessoas amam sua marca e seus produtos.
Esses emails são quase sempre eficazes.
Uma advertência: não abuse desses emails, pois podem ficar chatos muito rápido se não forem feitos da maneira correta.
Prompt do Chat GPT
Este prompt é para você criar emails temáticos em torno de algumas de suas avaliações. Mas você também pode usar uma única avaliação fantástica em uma campanha de emails ou em automações (como em um email de boas-vindas, etc.).
Prompt:
Eu vendo [produto]. Tenho algumas boas avaliações que quero usar em meus emails. Quais são algumas ideias de temas para emails que ajudarão potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra?
Exemplo:
Eu vendo cobertores. Tenho algumas boas avaliações que quero usar em meus emails. Quais são algumas ideias de temas para emails que ajudarão potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra?
4) Salpique Um Pouco Disso
Este método funcionará para 90% das marcas.
Liste cada uma das características dos seus produtos — cada uma é uma potencial ideia de conteúdo.
A capacidade máxima da bateria
Os ingredientes usados
Os materiais usados
Os tecidos
E por aí vai…
Haverá algumas características que seus clientes valorizarão mais que outras, então tenha isso em mente.
Pontos extras se você associar essas características com um benefício, uma razão para seus clientes se importarem.
Aqui está uma maneira simples de fazer isso:
Benefício graças a Característica.
Use por 3x mais tempo graças à sua capacidade de bateria estendida…
Adormeça mais rápido e acorde renovado graças ao Ingrediente Y…
Parece seda na pele graças ao processo de fabricação do Tecido Z…
Você entendeu a ideia.
Prompt do Chat GPT
Prompt:
Eu vendo [produto com CARACTERÍSTICA]. Quais são algumas ideias de email em torno dessa característica que ajudarão potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra?
Exemplo:
Eu vendo cobertores feitos de algodão orgânico em vez de algodão comum. Quais são algumas ideias de email em torno dessa característica que ajudarão potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra?
5) Quando Tudo Mais Falhar
Existe uma última maneira de gerar ideias de conteúdo ilimitadas.
Essa é poderosa, e vem diretamente de um livro de um especialista em persuasão chamado Blair Warren. O livro é chamado The One Sentence Persuasion Course.
Você não precisa ler o livro para entender o conceito (eu não li), mas aqui vai a sentença mágica que pode render 1000 peças de conteúdo:
As pessoas farão qualquer coisa por aqueles que incentivam seus sonhos, justificam suas falhas, apaziguam seus medos, confirmam suas suspeitas e ajudam a jogar pedras em seus inimigos.
Leia isso de novo.
Você verá ecos disso em todos os mestres da persuasão ao longo da história.
O método para transformar isso em conteúdo é simples. Liste os cinco pilares de persuasão e crie ideias de conteúdo para cada um deles. Por exemplo:
Incentivar seus sonhos: “Mais de 50 anos? Você pode conseguir abdominais definidos…”
Justificar suas falhas: “Aqui está o motivo pelo qual você não conseguiu perder aqueles últimos 5 quilos…”
Apaziguar seus medos: “Novo na academia? Aqui está o porquê de você não precisar se preocupar…”
Confirmar suas suspeitas: “A indústria de cereais tem escondido isso de você…”
Jogar pedras em seus inimigos: “Aqui está o motivo pelo qual a dieta keto é uma estupidez…”
Como você pode ver, você pode usar esses pontos para gerar controvérsia, se quiser. Mas esse não é o objetivo. Não se trata de criar polêmica, mas de gerar afinidade e confiança — dando às pessoas um motivo para confiarem em você e gostarem de você.
Prompt do Chat GPT
Prompt:
Eu vendo [produto]. Quais são algumas ideias de conteúdo de email inspiradas pelos ensinamentos de Blair Warren em seu livro "The One Sentence Persuasion Course"? Nomeadamente: As pessoas farão qualquer coisa por aqueles que incentivam seus sonhos, justificam suas falhas, apaziguam seus medos, confirmam suas suspeitas e ajudam a jogar pedras em seus inimigos.
Exemplo:
Eu vendo cobertores. Quais são algumas ideias de conteúdo de email inspiradas pelos ensinamentos de Blair Warren em seu livro "The One Sentence Persuasion Course"?
BÔNUS
Você pode levar esses prompts para o próximo nível especificando o seu público.
Exemplo: Eu vendo cobertores pesados para mulheres entre 30 e 60 anos…
O Que Vem a Seguir?
Se você está operando uma marca de e-commerce com 6-7 dígitos em vendas:
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