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O que você encontrará neste artigo?
Você sabia que 80% dos seus clientes não comprarão novamente de você?
Isso parece muito, não é mesmo?
Na era atual das compras online, uma das estratégias mais importantes de qualquer empresa é a retenção de clientes. Trazer novos clientes para o seu site é uma prioridade máxima, logo ao lado está a retenção daqueles que já compraram de você.
Neste post do blog, gostaria de falar sobre como reconquistar seus clientes existentes.
E por que isso é importante?
No varejo, um problema significativo é que 80% a 90% das pessoas que compram de você uma vez, não comprarão novamente. E tente imaginar essa informação se perpetuando no longo prazo. Você acredita mesmo que os custos de aquisição atuais irão se manter daqui 2 anos?
Enfim, esse é um questionamento importante e estou aqui para te ajudar.
A pergunta que pode estar na sua cabeça é: Como converter esses compradores únicos em clientes regulares?
O que é mais difícil, reconquistar ou conquistar?
Reconquistar clientes anteriores pode ser uma tarefa difícil, mas você sabe o que é mais difícil? Tentar constantemente conquistar novos clientes.
Não é apenas difícil, mas também pesado para o seu bolso. Então evite esses buracos em seus bolsos e siga minha estratégia básica para reter os clientes antigos.
Os consumidores que compram pela segunda vez são valiosos porque é simples convertê-los em adquirentes pela 3ª e 4ª vez. No entanto, transformar clientes iniciais em fregueses recorrentes é duas vezes mais desafiador.
Agora, há algumas maneiras de fazer as pessoas comprarem de você novamente, que incluem ofertas únicas no checkout, descontos especiais, programas de fidelidade, vantagens, e assim por diante.
Mas como somos uma empresa especializada em e-mail marketing, vou mostrar uma estratégia que envolve enviar alguns e-mails para conseguir a segunda compra dos clientes que já estão em sua base.
O jeito certo de reconquistar clientes
Assim que um cliente faz seu primeiro pedido com você, a primeira coisa que você faz é enviar a eles um e-mail de confirmação. Esse e-mail é seguido por e-mails transacionais. Isso continua até que o pedido seja entregue. Depois disso, eles podem nunca mais ouvir falar de você e eventualmente nunca mais voltar para outra compra.
Dica Profissional: Você pode enviar a eles um e-mail de acompanhamento pedindo feedback. Isso cria confiança e seus clientes podem acabar comprando de você novamente. É uma ótima maneira de voltar à memória deles. Os feedbacks são importantes não apenas para você como empresa, mas também dão aos seus clientes a sensação de serem valorizados.
Para fazer com que seus clientes comprem de você novamente, determine um número, este é o número de dias após os quais seu e-mail de recompra será enviado a eles.
Esse número depende do seu tipo de negócio. Se o seu produto é de recorrência, como suplementos ou alimentos, esse número poderia ser algo como 15 a 30 dias.
Por outro lado, se você está em um nicho de vestuário e vende sapatos, seu período de comunicação pode ser de cerca de 60 a 90 dias. Este é um período razoável de espaço que o cliente pode colocar entre suas compras. Você precisa ser inteligente com esse número.
Por exemplo, eu compro meus suplementos para treino online. Recebo um e-mail de acompanhamento lembrando-me de pegar meu novo hipercalórico a cada 30 dias porque eles sabem que o suplemento dura 30 dias, e esse é o momento certo para me fazer comprar deles novamente.
Neste espaço de tempo, apenas cerca de 10% dos seus compradores voltam sozinhos para uma segunda compra, mas os outros 90% estão por aí sem pensar em você. Isso também depende do seu negócio e nicho.
Algumas marcas encontram uma porcentagem muito pequena de compradores de segunda vez. Como você leva seus compradores a fazerem uma segunda compra?
A resposta é simples. Fazemos isso em um fluxo de 4 e-mails. Vamos chamar isso de sequência de e-mails de recompra.
Mas antes de revelar os 4 e-mails que vão te ajudar a vender mais de 1x para os seus clientes, quero que você deixe um comentário logo abaixo dizendo o que está achando deste conteúdo.
Quer ter acesso a estratégia de 4 e-mails? Clique aqui.
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